3 maneiras de cobrar o cliente certo e evitar inadimplência

3 maneiras de cobrar o cliente certo e evitar inadimplência

Cá entre nós, nós sabemos o quão complicado é essa questão de clientes inadimplentes, não é? É que saber como cobrar o seu cliente da forma certa parece ser algo inalcançável, MAS NÃO É! Nós estamos aqui hoje para te ajudar como cobrar o cliente e evitar inadimplência no seu negócio.

Como cobrar educadamente um cliente inadimplente? 

1- Entenda e fique ciente dos limites do Código de Defesa do Consumidor

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas podem emitir cobrança para o cliente inadimplente, avisos sobre vencimento de contas também. O que não pode acontecer é ter qualquer tipo de constrangimento ou ameaça a ele.

2- Converse de uma forma menos formal

Uma das formas que na maioria dos casos surte efeito, é tratar o cliente de uma forma mais impessoal, menos séria. Claro, você não pode esquecer de que está conversando com um cliente, sendo assim, envie a cobrança de uma forma padronizada, mas não tão formal.

3- Por último, mas não menos importante: procure entender de fato o que ocorreu

Na hora de abordar um cliente inadimplente, é importante entender de fato o que ocorreu. Escute o que ele tiver para falar e tenha em mente estratégias, como novos prazos, novas negociações futuras… para que a sua empresa possa receber a dívida de forma o mais amigável possível.

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