3 dicas imbatíveis de como fazer um bom controle de estoque na sua loja
Um bom controle de estoque vai te ajudar a garantir que a sua empresa tenha um bom funcionamento em todas as operações. Você não faz ideia de como isso pode acontecer com um bom controle de estoque? Hoje vamos te contar 3 dicas imbatíveis para ter um bom controle de estoque na sua empresa.
Mas afinal, o que é CONTROLE DE ESTOQUE?
Fazer um bom controle de estoque é fundamental. Com ele você consegue acompanhar o fluxo de mercadorias da sua empresa. Serve para documentar e analisar todas as informações que você tem das vendas e futuras vendas. É muito importante controlar, pois faz com que você não tenha surpresas com relação a armazenagem.
-
Preveja a demanda
Tenha muita atenção e avalie com frequência o histórico de saída das mercadorias. Assim você conseguirá imaginar a média de venda de cada item. Com este cuidado se consegue planejar melhor a produção/compra. Este histórico pode ser gerenciado através do Job que permite gerar relatórios de maneira rápida e fácil.
-
Defina a quantidade a ser estocada
Crie um processo de compra e defina sempre a quantidade ideal para cada item. Este detalhe evitará que você compre por impulso, ou seja, fugindo da armadilha de promoções de produtos que não saem com tanta frequência. Se você trabalha com produtos perecíveis o cuidado deve ser redobrado.
-
Periódicas ou Contínuas?
Suas reposições devem seguir processos pré-estabelecidos conforme a rotatividade e/ou seus objetivos. A palavra de ordem é planejamento. Separe em planilhas quais produtos devem ser comprados antes do estoque chegar ao fim e quais não fazem tanta falta no seu mix de produtos. Com o Job você tem acesso a planilhas detalhadas que lhe apresentam em tempo real como estão as saídas das mercadorias, facilitando e muito esta operação.
DICA BÔNUS: Crie um ranking de fornecedores
Crie um ranking de fornecedores ordenando por preços, qualidade de produtos, prazo de entrega, flexibilidade de negociação entre outras características importantes para seu negócio. Isto poderá te ajudar a procurar o fornecedor certo conforme cada necessidade. Lembre-se que a rotina de um comércio deve levar em conta a especificidade do hábito de consumo e sazonalidade.